15, 16 e 17 de JUNHO
é um evento acadêmico que visa promover a discussão e a reflexão sobre questões atuais da teoria e da prática da psicanálise, relacionando questões sociais, políticas, éticas e estéticas do mundo contemporâneo.
Durante o colóquio, psicanalistas e pessoas das mais variadas áreas de atuação, de diferentes países e tradições psicanalíticas, políticas e sociais se reúnem para apresentar e discutir trabalhos, pesquisas e ideias relacionadas à psicanálise e seus entrelaçamentos nos dias atuais.
O evento inclui palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e de casos clínicos, entre outras atividades.
Entre os temas abordados estarão sendo discutidas questões teóricas e clínicas relacionadas a diferentes correntes psicanalíticas, como a psicanálise freudiana, a psicanálise lacaniana, a psicanálise junguiana, além das questões antirracistas, de gênero e outras. Também serão discutidos temas mais amplos, como a relação entre a psicanálise e outras disciplinas, a aplicação da psicanálise em diferentes contextos clínicos e sociais, questões éticas e políticas relacionadas à prática da psicanálise.
O objetivo geral do colóquio é estimular o diálogo entre os psicanalistas, pessoas que atuam em áreas afins e público em geral promover o avanço da teoria e da prática da psicanálise contemporânea.