Reflexão Através Broken Glass

Curso Educação e Psicanálise

com Adriana Penha

Curso com Certificação!

ADRIANA_PENHA.png

Sobre Adriana Penha

Pedagoga formada pela Universidade Federal Fluminense, Psicopedagoga (Universidade Candido Mendes); Mestre em Psicologia Social (Universo); psicanalista clínica (SPOB –  Sociedade  Piscanalítica Ortodoxa Brasileira). Atua como Orientadora Educacional nos municípios de Itaboraí e São Gonçalo (RJ) , como professora universitária na graduação e pós graduação presencial e a distância na UNIVERSO  e e como psicanalítica clínica. Uma das autoras do livro: Inconsciente: Investigações psicanalíticas sob óticas plurais, e outros artigos científicos sobre adaptação acadêmica (Psicologia Social).

Sobre o Curso

O curso visa discutir as contribuições da Psicanálise para a Educação, com o intuito de repensar a formação e a constituição de um conhecimento subjetivo, voltado à essência do sujeito e às relações afetivas que o circundam.


Está fundamentado nos preceitos teóricos de Freud, Ana Freud, Klein, Winiccot, Lacan entre outros teóricos contemporâneos que discutem os conceitos fundamentais do psiquimo humano, as noções de "sujeito-suposto-saber" e, principalmente, de "transferência", ressaltando a vertente psicanalítica como ferramenta útil para os professores.

 

Psicanálise e Educação dialogam por focar no desenvolvimento humano e na compreensão dos desafios desse processo nos diferentes espaços onde a educação é promovida.

 

A partir desse pressuposto, os módulos apresentados serão articulados às vivências das crianças e dos adolescentes, destacando os conflitos vivenciados nestes espaços a fim de instrumentalizar professores, pais e outros profissionais com uma práxis que visa ressaltar o protagonismo do sujeito.

 

A compreensão ampla dessas teorias e práticas facilitam o entendimento das complexas situações afetivas e psíquicas que permeiam o campo da educação escolar.

Principais temas abordados:


Processos educacionais, desenvolvimento humano, aprendizagem, transferências, sexualidade na infância e na adolescência, transtornos psicológicos, práticas psicanalíticas aplicadas à educação.

Encontro 1: 21/05, entre 9:00-12:30h
-- Relação da Psicanálise com a Educação;
- A Infância, a Adolescência e as diferentes abordagens psicanalíticas;

Encontro 2: 04/06, entre 9:00-12:30h
- O sujeito e a subjetividade;

Encontro 3: 25/06, entre 9:00-12:30h
- A transferência na educação;
- Educação e Psicanálise: espaço de transmissão e escuta.

Relevância:

 

O espaço educacional se configura um local de diversidade, porém muitos profissionais e responsáveis têm dificuldades ao lidar com as diferentes demandas desse momento (sexualidade, gênero) e transtornos psíquicos (depressão, ansiedade etc) que interferem diretamente nas relações estabelecidas nesses espaços e na sociedade como um todo.

 

Esse curso objetiva proporcionar espaços de discussão e reflexão de abordagens mais direcionadas para as diversidades, que contemplam essas questões, possibilitando um olhar crítico, uma escuta ativa, um dos pilares da psicanálise, e possibilidades de intervenção.

 

A discussão sobre gênero e a sexualidade é de grande relevância para pais e professores, pois essas questões se constituem como partes integrantes do desenvolvimento da personalidade e identidade dos indivíduos.

 

No período da puberdade e adolescência, essas questões emergem e são temas carregados de estigmas sociais que podem causar nos adolescentes muitos conflitos emocionais e muitas indagações.

 

Desta forma, é de fundamental importância a instrumentalização dos profissionais que têm o seu trabalho direcionado ao acompanhamento educacional desse público.

Investimento: R$139,00 

Aceitamos pagamentos em cartões de débito, pix e em até 3x nos cartões de crédito