0_4Juza-efilDCiRke.jpeg

Curso de Extensão em Teoria Junguiana

Neste curso, você vai conhecer a fundo alguns dos conceitos fundamentais da vasta obra de Carl Gustav Jung além de algumas das técnicas legadas pelo pensador e seus impactos na clínica psicanalítica. Este é um dos módulos que compõem a formação em psicanálise clínica do Instituto D’Alma e que está aberto a todos os interessados.

VALOR: R$ 350,00

Matricule-se Aqui

Módulos do Curso

MÓDULO I - PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO: O módulo visa o entendimento de um dos postulados da obra de Jung, que é o processo da integração dos opostos para que o indivíduo alcance sua totalidade, na busca do equilíbrio da estrutura de sua personalidade, no encontro com o Si-mesmo e o seu propósito. (Março 08, 15, 22 e 29. Abril 05, – das 19 as 22H )

 

MÓDULO II ASTROLOGIA: O módulo visa compreender como, para Jung, os elementos que compõem a astrologia – signos, planetas – vão muito além de uma projeção dos aspectos do inconsciente coletivo. Suas imagens míticas, a personalização das forças arquetípicas simbolizada na forma mandálica do mapa astral, representam a totalidade da vida humana. Estas, por sua vez, são uma ferramenta de análise profunda na compreensão dos aspectos psicológicos humanos. (Abril 12 e 19 – das 19 as 22H )

 

MÓDULO III - AION / RESPOSTA A JÓ: O módulo visa compreender a perspectiva analítica de Jung sobre as figuras de Cristo e do Anticristo como metáfora do Si-mesmo, assim como o olhar sobre a imagem de um Deus inconsciente na narrativa de Jó, e propõe que o mesmo encarna como Cristo para ampliar sua consciência. (Abril 26 e Maio 03, – das 19 as 22H )

 

MÓDULO IV - TIPOS PSICOLÓGICOS: O módulo visa compreender como, segundo Jung, a personalidade humana se estrutura em duas atitudes e quatro funções psicológicas. Serão investigadas sua função como forma de adaptação ao mundo (interno e externo) e a maneira como se interligam em várias combinações que determinam o caráter do indivíduo. (Maio 10, 17, 24 e 31 e Junho 07 e 14, – das 19 as 22H )

 

MÓDULO V - VIDA SIMBÓLICA: O módulo visa o estudo e o entendimento da importância que os símbolos, mitos e ritos têm no desenvolvimento psicológico do indivíduo, de acordo com a perspectiva de Jung. Além disso, será problematizada a forma pela qual, com o caminhar da modernidade, esses processos foram sendo diluídos pelo distanciando do indivíduo em relação ao numinoso e inconsciente em função da racionalidade. (Junho 21 e 28 – das 19 as 22H)

Professores

Graduado em psicologia pela UNESP Mestre em psicologia pela UFRRJ, Bruno Mota é Coordenador Regional Sudeste da Articulação Nacional de Psicóloga (os) Negra (os) e Pesquisadoras (es), ANPSINEP e Vice-líder do Laboratório de Psicologia e Informações Afrodescendentes da UFRRJ, LAPSIAFRO. Bruno se dedica a pesquisa de fenômenos sociais e processos grupais a partir do aporte teórico da psicologia complexa e desenvolve estudos sobre relações étnico-raciais, violência racial, trauma coletivo, complexos culturais e políticas públicas. Psicólogo Clínico (CRP: 06/137686), artista plástico, documentarista.

Bruno C Mota_edited.jpg

Priscila Martins Decoster é psicóloga Clínica, Pós graduada em Teoria e Prática Junguiana  (Universidade Veiga de Almeida - UVA - RJ), Mestre em  Psicologia na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).  Atuou como professora e supervisora clínica no curso de Pós  Graduação (Lato sensu) de Psicologia Junguiana da Faculdade  Maria Theresa (Famath). Atuou como professora e supervisora clínica dos curso de Pós-Graduação  (Lato sensu) Teoria e Prática Junguiana e Arteterapia e  Processos de Criação da Universidade Veiga de Almeida - UVA.  Interesse em Psicologia Analítica de C. G. Jung e Mitologia  Iorubá.

Priscila.jpg