Curso de Extensão em Psicanálise no Contexto Contemporâneo.

Neste curso de extensão temas essenciais à aplicação da técnica psicanalítica no contexto histórico contemporâneo são abordados para promover uma visão ampla e interseccional entre raça, gênero e classe na investigação dos sofrimentos psíquicos. Este é um dos módulos que compõem a formação em psicanálise clínica do Instituto D’Alma e que está aberto a todos os interessados.

VALOR: R$ 300,00


O Curso de Extensão em Psicanálise no Contexto Contemporâneo será oferecido às segundas-feiras, dos dias 02 de Maio a 27 de Junho, das 19hs às 22hs

Ementa do Curso

  • PSICANÁLISE NO CONTEMPORÂNEO 

O modulo contemporâneo será composto por 9 aulas subdivididas em 3 grandes temas Raça Gênero e Problemáticas contemporâneas.

Aula 1

EXCLUSÃO SOCIAL E INVISIBILIDADE: DESDOBRAMENTOS TRAUMÁTICOS DO RACISMO

  1. Constituição subjetiva e racialização

  2. A experiência vivida pelo negro e a neurose a là brasileira

  3. A invenção do negro: raça, classe e sofrimento sociopolítico

  4. Neusa Santos e Sueli Carneiro

Aula 2

  1. Realizar um diálogo entre Freud, Fanon e Grada Kilomba

  2. Discorrer sobre os efeitos da violência colonial na produção de subjetividades negras 

  3. O aprendizado da escuta das singularidades pelo olhar

 

Aula 3

  1. Quem foi Virginia Leoni Bicudo

  2. Virginia Leoni Bicudo uma pioneira na psicanalise Brasileira 

  3. Virginia Leoni Bicudo Falso luto e falsa reparação através de recursos paranoide e maníaco

Aula 4

  1. Carolina Maria de Jesus: a mídia racista e a literatura no “Quarta de despejo”

  2. Entre luzes e som, só encontro, meu corpo, a ti: corpo e vivências afetivo-sexuais de mulheres negras a partir da obra de Beatriz Nascimento.

  3. A solidão da mulher negra: sua subjetividade 

Aula 5 

  1. Racismo como código mito simbólico

  2. Interlocução Psicanalise Racismo e Arte

  3. Complexo Cultural

 

Aula 6

  1. O conceito de sexo no Ocidente moderno: Sexualidade como construção social e histórica.

  2. O conceito de gênero e seu histórico.

  3. O sexo e o gênero como criações culturais.

 

Aula 7

  1. Judith Butler e as questões de gênero

  2.  A psicanálise em Judith Butler: abjeção, melancolia e a pulsão querer

  3. Problemáticas sobre gênero e sexualidade nas relações contemporâneas

  4. Paul B. Preciato. Pornotopia. Arquitetura e sexualidade

Aula 8

  1. Lelia Gonzales um legado para o feminismo

  2.  

 

Aula 9

  1. Patologias do social

  2. Globalização: neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico

Professores

Juliana Bartholomeu é socióloga, pesquisadora e professora. Graduada em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP . Mestre no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pesquisadora na área dos estudos epistêmicos com foco em produção intelectual negra e professora de sociologia da rede pública de ensino do Estado de São Paulo.

juliana bartholomeu.jpeg

Vanessa Rodrigues é formada em Teoria Musical pela UNICAMP e especialista em Psicologia Analítica pela UniLeya e em Psicanálise pelo IBP - Instituto Brasileiro de Psicanálise. Como compositora, participou de diversos Festivais de Música pelo Brasil. Em 2018, foi aprovada no curso de Doutorado na Universidade de Toronto, com projeto de estudos que engloba Música, Raça e Gênero,  impossibilitada porém de cursar por questões de corte de Bolsas. Atuante na temática antirracista, Vanessa tem participado de mesas de debates sobre o tema, destacando eventos dentro da Unicamp e formações para a Rede Municipal de Campinas. Atualmente integra o corpo docente do Instituto D’Alma – SP como professora de teoria Psicanalítica e Coordenadora do Grupo de Estudos de Psicanálise Preta Aimó. Participa e coordena também o Grupo Livre de Estudos “Pensando Branquitude” - GLEPeB e ministra cursos livres com a temática antirracistas e os impactos da branquitude nas relações psíquicas. Psicanalista clinica, colunista do site ImprensaPreta.com e professora de Dança e Música em escola integral no Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal de Hortolândia.

Vanessa Rodrigues.jpg

Bruno Correia da Mota é Graduado em psicologia pela UNESP Mestre em psicologia pela UFRRJ, Coordenador Regional Sudeste da Articulação Nacional de Psicóloga (os) Negra (os) e Pesquisadoras (es), ANPSINEP e Vice-líder do Laboratório de Psicologia e Informações Afrodescendentes da UFRRJ, LAPSIAFRO. Bruno se dedica a pesquisa de fenômenos sociais e processos grupais a partir do aporte teórico da psicologia complexa e desenvolve estudos sobre relações étnico-raciais, violência racial, trauma coletivo, complexos culturais e políticas públicas. Psicólogo Clínico (CRP: 06/137686), artista plástico, documentarista e professor do curso de formação em psicanálise do Instituto D'Alma.

Bruno C Mota_edited_edited.jpg