top of page

Ciclo de Palestras 2026 - O Seminário 5 de Lacan – A habilitação do chiste freudiano

ter., 27 de jan.

|

Evento Online - Plataforma Zoom

Esta palestra inaugura o trabalho do Núcleo Arriscado, que ao longo de 2026 fará a leitura linha a linha do Seminário 5 – As formações do inconsciente, de Jacques Lacan.

Os ingressos não estão à venda
Ver outros eventos
Ciclo de Palestras 2026 - O Seminário 5 de Lacan – A habilitação do chiste freudiano
Ciclo de Palestras 2026 - O Seminário 5 de Lacan – A habilitação do chiste freudiano

HORÁRIO E LOCAL

27 de jan. de 2026, 17:00 – 18:00

Evento Online - Plataforma Zoom

SOBRE O EVENTO

 Ciclo de Palestras 2026 | Instituto D’alma

 O Seminário 5 de Lacan – A habilitação do chiste freudiano

 

Damos início ao ciclo de palestras de 2026 com um convite ao risco da linguagem: acompanhar Lacan em sua leitura singular de O chiste e sua relação com o inconsciente, texto freudiano frequentemente marginalizado — e, justamente por isso, decisivo.

No ano letivo de 1957–1958, Lacan eleva o chiste à condição de paradigma do inconsciente: não um inconsciente silencioso, mas retórico, poético, surpreendente, que opera por metáforas, metonímias e efeitos de agudeza. Uma verdadeira habilitação de um texto fundador da teoria do significante.


 


Este evento tem um grupo. Você pode se juntar a ele assim que se registrar no evento.

COMPARTILHE

bottom of page