Image by Andrew Seaman

O Instituto

Um lugar de transformação e acolhimento.

 Há 8 anos o Instituto D’Alma atua como escola de psicanálise, filosofia e arte, e como clínica psicanalítica promovendo uma escuta ética e uma construção teórica crítica, coletiva e horizontal acerca das subjetividades brasileiras. 

 

 O Instituto nasceu da necessidade de unir os estudos críticos da teoria psicanalítica à prática clínica, bem como às experimentações e explorações necessárias em outros campos do saber, como as artes e a filosofia, para compreender e tratar os sofrimentos emocionais humanos, promovendo laços potentes, educação sem fronteiras e encontros de cura.

 

 Somos um centro educacional de referência com propostas práticas e pedagógicas inovadoras que partem da urgência de uma psicanálise plural, tropicalizada, da descolonização do pensamento e da produção acadêmicos.

Buscamos oferecer acesso à teoria e à prática da cura pelo amor e pela fala, e juntos criar ferramentas para promover a revolução pelos afetos.

Missão

Nossa missão é intervir na organização social brasileira promovendo escuta e acolhimento, transmitindo a teoria psicanalítica, em interlocução com a filosofia e as artes, de maneira ética e responsável, plural e acessível construindo laços na dialética ensino-aprendizagem, fala e escuta, que curem dores emocionais, que tratem feridas sociais e psíquicas dos sujeitos brasileiros em todos os cantos do país.

Valores

ÉTICA;

RESPONSABILIDADE SOCIAL;

AUTONOMIA PESSOAL E COLETIVA;

PLURALIDADE;

CONTEMPORANEIDADE;

PENSAMENTO CRÍTICO;

RESPEITO;

EMPATIA.

Homem soprando