top of page

NÚCLEO GINGA

TREINAMENTO COLETIVO EM ARTE ANTIRRACISTA

GINGA É A ARTE ANCESTRAL DE VIVER EM COLETIVO

POLÍTICA, CULTURA E PSICANÁLISE ANTIRRACISTA

O Núcleo Ginga nasce como expressão coletiva de resistência. Os corpos capoeiristas se jogam e comunicam a mensagem pré-suposta pelo movimento: qualquer um pode ser derrubado. No entanto, os tambores, pandeiro e berimbau, instrumentos musicais tocados em conjunto, não permitem que o tempo pare o suficiente para a vulnerabilidade se instalar. Da mesma maneira, a psicanálise, a filosofia contemporânea, estudos culturais, pós-colonialismo, decoloniais, artes e literatura se unem como instrumentos no chamamento para a roda. Quem conhece a música, o ritmo, pode se manter íntegro. O movimento, fundamental para a evolução coletiva, tende a gerar equilíbrio, percepção do outro, de seu dançar: gingar é pura fruição.

A ginga é puro espaço de gestação, que outrora perseguido, subvertido, apropriado e proibido ressurge como um aquilombamento de forças e práticas que propõe distinguirmos por quem somos - humanos! - ocupando os espaços de poder (ser) como potência em detrimento da estrutura vigente. Vamos todos Pretos, Pardos, Brancos e Não-Brancos em direção ao caminho do antirracismo, conceito que faz essa roda girar. Nosso manejo passa pelas  pesquisas que problematizam a relação entre psicanálise, linguagem,  práticas culturais,  saberes disciplinares e imateriais, bem como as possíveis transdisciplinaridades possíveis. Esse debate rico sobre nosso povo, vai contar com Roda Griô, Grupo de Estudos e Supervisão com foco para uma psicanalise antirracista e decolonial.  A roda está pronta, entra e vem gingar com a gente.

grupo de estudos.png

QUEM COORDENA A GINGA

rect13.png

PRISCILA MARTINS

Psicóloga Clínica, Pós graduada em Teoria e Prática Junguiana (Universidade Veiga de Almeida - UVA - RJ), Mestre em Psicologia na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Atuou como professora e supervisora clínica no curso de Pós Graduação (Lato sensu) de Psicologia Junguiana da Faculdade Maria Theresa (Famath).

Atuou como professora e supervisora clínica dos cursos de Pós-Graduação (Lato sensu) Teoria e Prática Junguiana e Arteterapia e Processos de Criação da Universidade Veiga de Almeida - UVA. Interesse em Psicologia Analítica de C. G. Jung e Mitologia iorubá.

VANESSA RODRIGUES

Formada em teoria musical pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas e especialista em Psicologia Analítica pela UniLeya e em Psicanálise pelo IBP - Instituto Brasileiro de Psicanálise. Como compositora, participou de diversos Festivais de Música pelo Brasil. 

 

Em 2018, foi aprovada no curso de Doutorado na Universidade de Toronto, com projeto de estudos que engloba Música, Raça e Gênero, impossibilitada porém de cursar por questões de corte de Bolsas. Atuante na temática antirracista, Vanessa tem participado de mesas de debates sobre o tema, destacando eventos dentro da Unicamp e formações para a Rede Municipal de Campinas. Atualmente integra o corpo docente do Instituto D'Alma - SP como professora de teoria Psicanalítica e Coordenadora do Grupo de Estudos de Psicanálise Preta Aimó. Participa e coordena também o Grupo Livre de Estudos "Pensando Branquitude" - GLEPeB e ministra cursos livres com a temática antirracistas e os impactos da branquitude nas relações psíquicas.

 

Psicanalista clínica, colunista do site Imprensa Preta.com e professora de Dança e Música em escola integral no Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal de Hortolândia.

imagem Vanessa Rodrigues

COMO FUNCIONA

O NÚCLEO É COMPOSTO DE 3 ATIVIDADES PRINCIPAIS

ESTUDO DE TEORIA

SAIBA MAIS CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO!

SUPERVISÃO

AGENDE UMA ENTREVISTA.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO!

RODA GRIÔ

ABERTA AO PUBLICO E GRATUITO.
ACOMPANHE PELO YOUTUBE!

INFORMAÇÕES

ENCONTROS SEMANAIS - AS SEGUNDAS FEIRAS

19H ÁS 21H

ONLINE - PLATAFORMA

04/08 A 15/12

INVESTIMENTO R$190 

+ WEBINÁRIOS E EVENTOS

Além das atividades principais, o núcleo promove webinários, oficinas, cursos de extensão e de qualificação, sore o olhar antirracista em disciplinas como a psicanálise, a filosofia, a arte e a educação.

SIGA NOSSO CANAL >

NÚCLEO GINGA

NÚCLEO GINGA

NÚCLEO GINGA
Masculinidades Pretas e Psicanálise - Aproximações prossíveis

Masculinidades Pretas e Psicanálise - Aproximações prossíveis

01:49:41
Tecnologia e as relações raciais no âmbito das instituições - Um problema para psicanálise?

Tecnologia e as relações raciais no âmbito das instituições - Um problema para psicanálise?

01:56:15
webinar - Escutar com o olhar - a clínica psicanalítica como aquilombamento.

webinar - Escutar com o olhar - a clínica psicanalítica como aquilombamento.

01:28:50
Saúde mental: por que o recorte racial? - Webinário Núcleo GINGA

Saúde mental: por que o recorte racial? - Webinário Núcleo GINGA

01:28:15
bottom of page