Entre o espelho e o olhar: parentalidade, raça e construção de si
qui., 02 de out.
|Evento Online
O tema discute a formação da identidade psíquica, unindo as teorias de narcisismo e da fase do espelho com a experiência de parentalidade e os impactos do racismo. Ele explora como o sujeito negro se constitui a partir do olhar do Outro, questionando os efeitos de um espelhamento ...


HORÁRIO E LOCAL
02 de out. de 2025, 17:00 – 18:00
Evento Online
SOBRE O EVENTO
Entre o espelho e o olhar:
parentalidade, raça e construção de si

Psicóloga e Psicanalista. Editora-chefe da Revista Traço, do Instituto Gerar de Psicanálise. Atua em grupos de pesquisa e estudo voltados à compreensão dos sujeitos em seus atravessamentos sociais, culturais e psíquicos. Tem especial interesse em investigar como contextos históricos e marcadores sociais influenciam a constituição da subjetividade e as relações, com atenção à infância, à parentalidade e à complexidade das vivências de sujeitos negros.
Este tema propõe uma reflexão sobre os processos de constituição psíquica a partir dos conceitos de narcisismo primário (Freud, 1914) e da fase do espelho (Lacan, 1949), articulando-os às experiências de parentalidade e aos efeitos dos atravessamentos raciais.
Busca-se investigar como o sujeito se constitui na relação com o Outro, especialmente no campo do olhar e da imagem, e como esse processo é marcado pelas inscrições simbólicas produzidas pelas experiências históricas e sociais dos…