top of page

Acerca de

lacan.jpeg
logo branco fundo transp._edited.png

Sobre o Núcleo

A criação do ARRISCADO é animada pelo mesmo espírito de outras iniciativas do Instituto D’Alma, como sua formação a preços mais acessíveis e sua clínica social. São todas iniciativas que visam descentralizar a psicanálise de seus eixos ricos, brancos, pequeno-burgueses.
 

Tendo isso em vista, o núcleo Arriscado centra suas atividades em dois dos dispositivos fundamentais do tripé de formação: estudos da teoria e supervisão.
 

Este é um núcleo de estudos pensado para profissionais da saúde mental, analistas formados e em formação, psicólogos, psiquiatras e profissionais que queiram aprofundar-se na teoria e na prática clínica de orientação lacaniana.
 

O mote de nosso núcleo é o matema A , o A barrado, o “ARRISCADO”: Matema do outro como falta, incompleto estruturalmente. O Outro experimentado como falta não nos dá garantias. Não nos afiança em um percurso que, feito de pactos, ainda assim envolve o risco radicalmente assumido por cada um. Dizer que “o psicanalista só se autoriza por si mesmo” não é reconfortante. Não basta comprar uma poltrona e um divã.

O analista é um implicante, um implicado.

Por isso, nosso objetivo é propor um dispositivo continuado de formação e interrogação. Atravessar matemas e grafos, espelhos e nós, pensar um fazer da psicanálise pelo avesso.

 

Sob coordenação de William Zeytounlian, o núcleo ARRISCADO conta com grupo de leitura contínuo, grupo de supervisão clínica semanal e cursos regulares que propõem interlocução e trocas com outras áreas do saber como a antropologia, as artes, a história, a sociologia, entre outras, no intuito de aprofundar-se na compreensão e na prática da teoria lacaniana no contexto do Brasil de 2023.

Mensalidade: R$250,00

Entrevista inicial gratuita.

O núcleo Arriscado foi criado como um lugar de laço e transmissão da psicanálise_edited.jp

Thin Title

A temporada do grupo de leitura de 2023 se dedicará à leitura do SEMINÁRIO II de Jacques Lacan, passando ainda pelas obras de Freud ("Projeto para uma psicologia científica" e "Para além do principio do prazer") e Edgar Allan Poe (A carta roubada).

Aqui embaixo tem um vídeo para que você veja um pouquinho de como funciona o grupo de leitura semanal do núcleo:

_edited.jpg

Sobre William Zeytounlian

Bacharel e licenciado em História pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (Bolsa PIBIC/CNPq) (2007-2011) e Mestre em História (Bolsa CAPES) pela mesma instituição (2013). William atua como psicanalista pelo Instituto D'Alma (2018) com aperfeiçoamento em Psicopatologia Contemporânea no Instituto Sedes Sapientiae (2019). Analista no projeto Clínica Aberta de Psicanálise na Casa do Povo (2019). Além disso, William colabora como tradutor em diversas editoras e é criador de conteúdo sobre cinema e psicanálise. Atualmente, também atua como psicanalista com consultório em São Paulo e leciona teoria freudiana no Instituto D'Alma.

bottom of page