Acerca de

“A educação transforma as pessoas.

As pessoas transformam o mundo.”

- Paulo Freire

Manifesto afetuoso de IMPULSO.

Desde o dia de hoje fica decretada aos “deserdados da terra” a obrigação de “esperançar” uma educação libertadora.

Este Manifesto nasce da inconformação, e a certeza  de que não é possível pensar em liberdade sem a emancipação do sujeito através do exercício do pensamento critico-reflexivo, e, portanto, pretendemos criar um espaço de diálogo entre teoria e prática, transformando os legados teóricos em capital humano, cultural e social, e mais que isso, alimentar a força D’Alma para revolucionar nossa vida e a sociedade que nos cerca. Impulsionar o entrelace de saberes circulantes no campo da educação, política e psicanálise, provocando diálogos subversivos e emancipatórios.

Conforme nos alerta Florestan Fernandes,

Pensar politicamente é alguma coisa que não se aprende fora da prática. Se o professor pensa que sua tarefa é ensinar o abc e ignora a pessoa de seus estudantes e as condições em que vivem, obviamente não vai aprender a pensar politicamente ou talvez vai agir politicamente em termos conservadores, prendendo a sociedade aos laços do passado e ao subterrâneo da cultura e da economia. (FERNANDES, 1989)

E na esteira de seu pensamento que pensa a educação e a política como indissociáveis, pulsando para que enfim o povo revolucione o mundo. Esta afirmação esta cada dia mais presente, sobretudo considerando o contexto atual do Brasil.

 

A partir deste manifesto, o Instituto D’Alma se lança à tarefa de promover pesquisa e produção científica e acadêmica, a partir do diálogo entre a educação, a política e a psicanálise, no intuito de construir ações coletivas práticas para a radical mudança social que desejamos ver no mundo.

Sob coordenação de Ericka Cunha, com a Supervisão de Pablo Bispo, o grupo se reúne quinzenalmente às sextas-feiras, 19 horas, via zoom, para dialogar sobre pensadores, teóricos, autores e sujeitos do mundo que podem nos apontar estratégias e movimentos possíveis para subverter a lógica hegemônica vigente, entrelaçando a educação, a politica e a psicanálise em um movimento que nos permita alcançar a libertação e transformação social.

Porque apesar de tanto sonho e tanto trabalho, tanto pesar e tanta luta, apesar das dores e desconfortos no exercício dialético de ensinar e aprender, apesar de tantos anos em que fomos desviados de tanto saber, o nosso pulso, ainda pulsa.

Sujeitos de todo o mundo, uni-vos!

Afetuosamente,

Educadores D’Alma.

O WEBINAR DE ABERTURA DO NÚCLEO JÁ ESTÁ MARCADO PARA O DIA 05/03. 

SALVE A DATA NO SEU CALENDÁRIO!! (MAIS DETALHES EM BREVE)

e0c69e03ac0f44074cdde88fcfc14342.jpeg
O NÚCLEO IMPULSO PROMOVERÁ:
  • Webinars 

  • Cursos de Extensão

  • Cursos de Qualificação profissional (10/20/60 hs)

  • Grupo de Pesquisa Quinzenais (Sextas, 19hs, via Zoom)

Inscreva-se no Núcleo Impulso para participar do grupo de pesquisa semanal e ganhar descontos exclusivos nos eventos e cursos promovidos pelo núcleo!

Sobre a Equipe Impulso

Ericka Cunha

Coordenadora do Núcleo

Coordenadora Pedagógica no Instituto D’Alma. Ericka é Doutoranda em políticas públicas em educação pela UFF (Universidade Federal Fluminense), Mestre em Educação pela UNIRIO (2009), Especialista em Gestão em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2012), Especialista em Psicopedagogia pela UCAM (2000), graduada em Pedagogia pela Universo (1996).

Membro do Conselho Municipal de Educação de São Gonçalo - RJ - CME/SG e Presidente da Câmara de Planejamento, Legislação e Normas do CME/SG, membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para Educação - GRUPPE/ UFF, membro do Fórum de Pedagogia do Estado do Rio de Janeiro- FOPERJ.

WhatsApp Image 2022-02-03 at 14.48_edited.jpg
Foto_Pablo.jpeg
Pablo Bispo

Supervisor de Pesquisas e Ensino do Núcleo

Doutor em Ciências Humanas-Educação pela Puc-Rio. Professor Associado II - UFF. Professor do SSE-UFF. Professor do PPGEDU-UFF. Coordenador do MBA em Economia Empresarial - UFF. Pesquisador Associado ao NEES-UFF.

 

Membro do Comitê Assessor da Pro Reitoria de Pos Graduação Pesquisa e Inovação - Proppi/UFF.

 

Líder do Núcleo de Pesquisa em Instâncias de Socialização e Políticas Públicas (Polis/UFF).

 

Membro Fundador da Organização Kairos para transformação educativa.